sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Resumo tese sobre historia da matemática

BROLEZZI, Antonio Carlos

A Arte de Contar: uma Introdução ao Estudo do Valor Didático da História da Matemática

Dissertação de mestrado, sob orientação do Prof. Dr. Nílson José Machado
USP, São Paulo, SP
RESUMO:
        Para preencher a lacuna existente entre o ensino de Matemática elementar e a História da Matemática, pretendemos aqui sugerir algumas linhas básicas de pesquisa que podem levar a uma abordagem na qual o próprio conteúdo seja influenciado pelo uso da História da Matemática em sala de aula. Não se trata apenas de ilustrar as aulas de Matemática com histórias que divirtam, como biografias de matemáticos famosos. Nem simplesmente de acrescentar mais conteúdo ao currículo elementar de Matemática, para recheá-lo de referências históricas diretas que de algum modo ajudem a demonstrar a importância ou a beleza do assunto que se quer ensinar. O que pretendemos fazer aqui é contribuir para o estudo de uma utilização muito mais profunda do recurso à História da Matemática.
        Esse estudo deveria levar em consideração a existência de um encadeamento lógico característico na construção do conhecimento científico e outro na sistematização, na formalização desse conhecimento. A nosso ver, a ordem lógica mais adequada para o ensino de Matemática não é a do conhecimento matemático sistematizado, mas sim aquela que revela a Matemática enquanto Ciência em construção. O recurso à História da Matemática tem, portanto, um papel decisivo na organização do conteúdo que se quer ensinar, iluminando-o, por assim dizer, com o modo de raciocinar próprio de um conhecimento que se quer construir.
        Podemos chamar essa abordagem de Arte de Contar, pois contar em diversas línguas se aplica tanto a contar histórias quanto a contar objetos. Desse modo queremos expressar nossa intenção de contribuir para que não se considerem o ensino da Matemática e a História da Matemática como compartimentos estanques, revelando a existência entre eles de uma relação intrínseca que une o conhecimento matemático construído na História e o reconstruído nas aulas de Matemática.
        Assim, a proposta desse trabalho é servir de introdução ao estudo acerca do uso da História da Matemática enquanto fornecedora dos elementos necessários para a construção de caminhos lógicos tendo em vista a construção original daquele tópico matemático que se quer ensinar, propiciando ao aluno uma visão com significado da totalidade da matéria. A proposta inclui uma caracterização dos meios de se obter conhecimentos sobre História da Matemática através do recurso às fontes históricas e aos vários tipos de livros de História da Matemática.
        Iniciaremos com uma retrospectiva da transmissão de conhecimentos sobre História da Matemática, reconhecendo os principais documentos disponíveis. No primeiro capítulo veremos uma História dessas fontes. Conforme veremos, os livros sobre História da Matemática não são a única fonte de informação sobre ela. Muitas vezes temos de recorrer a textos originalmente matemáticos. Por isso, nesse primeiro capítulo trataremos indistintamente de escritos matemáticos historicamente importantes e de escritos exclusivos de História da Matemática.
        No segundo capítulo estudaremos com mais pormenor alguns livros específicos sobre História da Matemática, segundo sua divisão por tipos (cronologias, biografias, por assunto e outros). O modo como o livro está organizado é importante para definir a estratégia de sua utilização didática. No estudo desses livros, a estrutura do seu conteúdo como um todo é tão reveladora que pareceu-nos conveniente trabalhar também com a própria relação de conteúdo de alguns livros, a fim de apreendermos adequadamente sua organização interna. Os objetivos dos autores desses livros, expostos em suas análises introdutórias, também serão considerados, pois esclarecem a concepção de livro de História da Matemática do autor em questão.
        Tendo por base o estudo dos capítulos anteriores sobre as fontes e os livros, no terceiro capítulo faremos uma exposição dos principais componentes do valor didático da História da Matemática. Esperamos assim construir um panorama das principais linhas de pesquisa que deveriam ser abordadas num estudo sobre o tema. Por fim, nas conclusões, recolheremos, de forma sucinta, os principais fatos abordados no trabalho.

Nenhum comentário: